A importância do Marketing

Qual o papel do marketing? E qual a importância da prática na sua empresa?
Que o marketing é indispensável para o sucesso de um negócio não restam dúvidas! Mas afinal, ?qual seu verdadeiro papel nas organizações?
Para que você possa entender o papel do marketing na sua organização, é preciso desmistificar algumas “crenças” a respeito. Uma dessas crenças é que o marketing tem apenas por função criar comerciais, divulgações e design bonitos. Quando, na verdade, ele vai muito além disso.
O papel do marketing nas organizações não é vender! pelo menos não diretamente.
Tudo bem, mas qual a função do marketing na sua empresa? ?
A função do marketing em uma empresa gira em torno de como uma organização pode entender o mercado e satisfazer suas necessidades e desejos através de produtos e serviços. Dessa forma, deve-se estabelecer um público-alvo por meio de experiências consistentes que envolvam sua marca e o que ela comercializa.
O marketing também tem por característica tornar desejos em necessidades, gerando indivíduos que estejam dispostos a comprar o que você oferece.
Como esse processo não é ?nada simples, ?o marketing dentro de uma empresa se divide em três grandes pilares, os quais iremos explicar:
? Gestão de Produtos/Serviços;
? Gestão de Clientes;
? Gestão de Marcas.
Gestão de Produtos/Serviços
Tal pilar é sustentado pelos 4 P’s do marketing, que são responsáveis pelo entendimento dos pontos críticos para que um produto ou serviço possa ser comercializado e incluído no mercado:
Os 4PS do Marketing-produto-preço-praça-promoção
P1 – Produto/Serviço
Dentro do universo dos 5W2H, aqui são utilizados o ? “what” (“o quê”) ? e o “how” (“como”). Nesse primeiro P, define-se características físicas e funcionais que os produtos e serviços devem conter, além de problemas e necessidades que devem ser resolvidas.
P2 – Preço
Entendendo a percepção de valor que o público-alvo tem acerca de sua marca e produtos/serviços, pode-se fazer a seguinte pergunta: quanto devo cobrar?
Assim, você pode saber o quanto o consumidor está disposto a desembolsar pelo seu produto/serviço.
P3 – Praça
Por quais canais seu produto chegará ao mercado?
Os canais resumem-se aos pontos de contato do público-alvo, onde a compra será concretizada, podendo ser de maneira física ou digital.
P4 – Promoção
Nesse último P, é por onde se decide quais canais e qual tipo de mensagem será utilizada nas ações de marketing ou publicidade, de tal forma que os consumidores descubram e tenham contato com os produtos/serviços, assim como o tom das mensagens: despojadas, formais, usarão gírias?
Tais estratégias podem envolver ações o?ffline, ?como distribuição de panfletos, anúncios em jornais ou revistas, outdoors, etc; ou digitais, como: redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, WhatsApp), envio de e-mail de marketing e anúncios no Google.
Gestão de Clientes
O marketing também tem por função reconhecer em um público heterogêneo preferências semelhantes, que possam ser atendidas com um mesmo produto/serviço, segmentando o mercado de acordo com seus desejos, necessidades e fatores geográficos, demográficos e psicográficos.
Dentro desse conceito, há outro fator muito importante, o posicionamento?, que define a percepção que o mercado tem em relação a uma empresa.
Utilizando um pouco do conceito de b?randing?, trata-se da ressonância de sua marca, ou seja, o quanto ela será lembrada na cabeça de seu consumidor, o que demonstra a personalidade de sua marca e como ela é percebida pelos consumidores.
Um negócio deve posicionar seus produtos/serviços de modo que o público-alvo seja capaz de reconhecer, de forma transparente, os benefícios e diferenciais da marca.
?Faça com que o cliente nunca esqueça de sua marca!